santa maria

Preço da passagem e nova licitação para ônibus devem ser apresentados em breve

Joyce Noronha

Foto: Pedro Piegas (Diário)

A prefeitura deve apresentar duas novidades sobre o transporte público na próxima semana: o valor de reajuste da tarifa e o edital da licitação para a empresa que fará o estudo do projeto para o novo sistema de transporte urbano da cidade. O chefe da Casa Civil municipal, Guilherme Cortez, diz que o prazo é uma previsão da prefeitura para apresentar essas informações, mas não uma certeza, já que o trabalho de elaborar um edital é minucioso bem como a avaliação do parecer sobre o reajuste da passagem.

Sobre o edital, Cortez explica que o estudo do transporte público faz parte do processo licitatório que vai escolher a empresa que será responsável pelo serviço na cidade, seguindo uma necessidade apontada pelo Tribunal de Contas do Estado, em 2016.

Contudo, este edital é para uma licitação: escolha de uma empresa que vai estudar o serviço dos ônibus em Santa Maria. As linhas, itinerários, horários, paradas de ônibus, custos e outros itens devem ser levados em consideração nesta etapa. Depois que o estudo for concluído, a prefeitura deverá abrir a licitação para escolha da empresa que vai ser responsável pelo transporte coletivo como um todo.

Cortez diz que não pode divulgar valores do edital, pois isso poderia invalidar o processo. Ele também não fala sobre o prazo para que o estudo seja concluído, reforçando que essas informações serão divulgadas na publicação do documento.

CONTRA O CALENDÁRIO
O prazo da prefeitura é apertado, já que o contrato sobre este serviço encerra em janeiro de 2020. Entretanto, o chefe da Casa Civil diz que o foco agora é fazer um bom trabalho e averiguar quais são as mudanças necessárias no transporte urbano:

- O transporte hoje não está como gostaríamos. Precisa melhorar em todos os sentidos. Nós vamos discutir todos os pontos, com responsabilidade e transparência. Para isso, vamos trabalhar com calma, não com demora, mas sem atropelos - explica Cortez.

Redução de imposto deve permitir criação de novas rotas de voo no Estado

O secretário reforça que, por tratar-se de um serviço de utilidade pública, o transporte urbano não será suspenso caso a licitação não seja encerrada até janeiro e diz que a prefeitura "não vai lidar com um problema que ainda não existe". Sobre complicações, ele diz que é preciso lidar com a realidade de Santa Maria, que tem redução significativa de pagantes do transporte público, bem como aumento de gratuidades e meias-passagens. Mas ele não avalia isso como um ponto negativo e sim uma situação a ser encarada.

- Termos muitos estudantes é bom para a cidade, move a nossa economia e eles têm o direito a meia-passagem, assim como as gratuidades são um direito. A solução não é ver isso como problema, mas é, sim, necessário encontrar uma alternativa, e isso é um dos pontos a serem avaliados pelo estudo - diz o chefe da Casa Civil municipal.

NOVO PREÇO DA PASSAGEM
Além de detalhar sobre o edital para o estudo do transporte público, o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, anunciou que, no dia de publicação do documento, a prefeitura deve assinar o reajuste da tarifa de ônibus da cidade. Entretanto, Cortez diz que ainda não há estimativa de quanto será o preço.

Ele conta que o Executivo ainda avalia o parecer enviado pelo Conselho Municipal de Transportes (CMT), no início de junho. O CMT é composto por 16 entidades representativas do transporte urbano de Santa Maria e o documento elaborado por ele serve como uma sugestão à administração municipal. A decisão final é do prefeito, Jorge Pozzobom (PSDB).

No dia 10 de junho o CMT aprovou, por 8 a 6 e uma abstenção, o aumento da passagem do transporte coletivo de R$ 3,90 para R$ 4,25. Um reajuste de aproximadamente 8%.

Para o cálculo, a planilha de custos das empresas de ônibus é atualizada e o preço unitário da passagem prevê a cobertura destes gastos. A Secretaria de Mobilidade Urbana faz a revisão da planilha de custos.

A partir do percentual aprovado pelo chefe do Executivo para a tarifa do coletivo, será feito o cálculo de reajuste para os transportes seletivo, os conhecidos "azulzinhos", e o distrital - que circula entre Santa Maria e os distritos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria terá novo espaço com 23 lanchonetes em contêineres

Próximo

Redução de imposto deve permitir criação de novas rotas de voo no Estado

Economia